Nesse texto de estréia do blog, irei estar comentando sobre o conceito de história, de maneira bem simples e de fácil entendimento para todos.
Basicamente, a história é uma ciência humana que estuda o desenvolvimento do homem no tempo.
Ela analisa os processos históricos, personagens e fatos para poder compreender um determinado período histórico, cultura ou civilização.
Um dos principais objetivos é resgatar aspectos culturais de determinados povos ou regiões para o entendimento do processo de desenvolvimento dessas sociedades, facilitando assim a compreensão do presente.
Na análise da Pré-história, os historiadores analisam fontes materiais (ossos,ferramentas, vasos de cerâmica, entre outros) e artísticas (arte rupestre, esculturas, adornos).
Já o estudo da história (após o desenvolvimento da escrita) apresenta uma maior gama de fontes para ser analisadas pelo historiador: livros, roupas, imagens, moedas, jornais, entre outros.
Existem também outras ciências que auxiliam o estudo da história, dentre elas podemos citar: Antropologia (estudo do ser humano e das relações humanas); Paleontologia (estudo dos fósseis);
Heráldica (estudo de brasões e emblemas); Numismática (estudo das moedas e medalhas); psicologia (estudo do comportamento humano); Arqueologia (estudo da cultura material dos povos antigos); Paleografia(estudo das escritas antigas), entre outras.
Para facilitar o estudo da história, ela foi dividida em períodos:
- Pré história: antes do surgimento da escrita, ou seja, até 4.000 a.C.
- Idade Antiga (Antiguidade): de 4.000 a.C até 476 (invasão do império romano).
- Idade Média (História Medieval): de 476 a 1453 (conquista de Constantinopla pelos turcos otomanos).
- Idade Moderna: de 1453 a 1789 (Revolução Francesa)
- Idade Contemporânea: de 1789 até os dias de hoje.
Espero que estejam gostando, e continuem a prestigiar o blog!
terça-feira, 19 de janeiro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário